Produção brasileira de minério de ferro deve chegar a 656 Mt em 2020

November 27, 2014

A produção de minério de ferro deve crescer para 656,1 milhões de toneladas, no período entre 2014 e 2020. O número, obtido com base na expansão das minas e projetos greenfield até 2016 faz parte do relatório 'Iron Ore Mining in Brazil to 2020' da empresa britânica de pesquisas Timetric, divulgado no início de novembro.

 

 

Segundo o relatório, o Brasil tem volume significativa de reservas de minério de ferro bruto, 31 bilhões de toneladas, segundo dados de fevereiro deste ano. As principais reservas de alto teor estão nos Estados do Pará e de Minas Gerais, com a maior parte das minas em operação no país localizadas em Minas.

De acordo com o documento, o consumo nacional do minério de ferro foi de 65,2 Mt, em 2013, e as exportações foram de 329,6 Mt. Logo, segundo o estudo, em sete anos a produção pode ter um aumento de 66%.

O minério de ferro extraído no Brasil é principalmente exportado para países como a China, Japão, Holanda, Coreia do Sul, Alemanha, França e Omã.

A indústria de mineração brasileira tem desempenhado um papel de destaque no desenvolvimento econômico do país por meio da geração de emprego e atraindo investimento direto estrangeiro (IDE), com a indústria respondendo por 4% do PIB e empregando 160 mil trabalhadores diretamente.

Os projetos Minas-Rio e Carajás Serra Sul, localizados nos estados de Minas Gerais e Pará, respectivamente, devem iniciar a operação até o final de 2014 e no segundo semestre de 2016, com capacidade de produção de minério de ferro de 26,5 Mtpa e 90 Mtpa, respectivamente.

Em 2013, o Brasil exportou 170,1 Mt de minério de ferro para a China, um aumento de 4% em relação ao ano anterior. Importações chinesas de minério de ferro do Brasil aumentaram substancialmente ao longo da década, desde os 38 Mt em 2003 até os 170 Mt no ano passado, atingindo um crescimento anual de 14,6%

O relatório abrange dados históricos e a previsão para a produção de minério de ferro, reservas, consumo e vendas até 2020. A seção de vendas fornece informações sobre volumes de exportação.

A pesquisa de 40 páginas traz ainda inclui fatores e restrições que afetam o setor de mineração, perfis de grandes empresas de mineração de minério de ferro, informações sobre os principais ativos, exploração e desenvolvimento de projetos, regulamentos e o regime fiscal do país.

 

Fonte: Notícias de Mineração

 

Please reload

Featured Posts

Gerências da ANM se Manifestam

October 16, 2019

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

Search By Tags