Exportações de ferroníquel do Brasil aumentam 86%

December 5, 2014

As exportações brasileiras de ferroníquel aumentaram 86,6% de janeiro a novembro de 2014 em relação ao mesmo período do ano passado. O país embarcou 127,9 mil toneladas do produto ante 68,5 mil de 2013, de acordo com dados do Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC).

 

 

A receita gerada com as exportações de janeiro a novembro somou US$ 671,6 milhões. O montante representa um aumento de 117% na comparação com os US$ 308,6 milhões do ano passado.

O país que mais comprou essa ferroliga brasileira foi a Holanda, com 26,1 mil toneladas do produto. Na sequência, entre os primeiros, aparecem China, com 24,1 mil toneladas; Itália, com 21,1 mil toneladas; e Finlândia, com 20,6 mil toneladas.

O porto que mais embarcou ferroníquel neste ano foi o de Santos (SP), com 110,7 mil toneladas. O segundo porto que mais embarcou, com enorme diferença para o primeiro, foi o de Vila do Conde, em Barcarena (PA).

Os principais produtores de ferroníquel do Brasil são Vale, Anglo American e Votorantim. A Vale possui a Mineração Onça Puma (MOP), em Ourilândia do Norte (PA), que produziu 5,8 mil toneladas de ferroníquel no terceiro trimestre deste ano, uma alta de 11,3% na comparação com os três meses anteriores.

Onça Puma ficou paralisada durante um período para a reconstrução de um dos fornos que são utilizados para a produção do metal. A Vale fez várias melhorias na operação, como a utilização de novos refratários, o novo sistema de transferência de calcinado e as novas unidades de abertura e tamponamento do produto.

A Anglo detém as unidades de Barro Alto e Niquelândia, ambas em Goiás. A mineradora tem uma capacidade de produção de 10 mil toneladas de níquel contido em ferroníquel por ano em Barro Alto e de 36 mil toneladas de níquel contido em ferroníquel em Niquelândia.

A Votorantim também possui uma unidade Niquelândia (GO) para a produção de níquel e ferroníquel. A companhia também produz o metal nas unidades de Fortaleza de Minas (MG) e São Miguel Paulista (SP).

 

Fonte: Notícias de Mineração

 

Please reload

Featured Posts

Gerências da ANM se Manifestam

October 16, 2019

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

Search By Tags