Mapas ajudarão o crescimento urbano de Igrejinha

December 15, 2014

Trabalho de pesquisa foi realizado pela UFRGS

 

 

A cidade conta com mais um aliado para o desenvolvimento urbano seguro. Na quinta­feira passada, foi apresentado, na Câmara de Vereadores Municipal, o projeto “Cartas Geotécnicas de Aptidão à Urbanização frente aos desastres naturais no Município de Igrejinha”. O objetivo da iniciativa foi gerar mapas de geologia, topografia e áreas de inundação, a fim de orientar para onde a cidade deve crescer.

 

Foram aproximadamente dois anos de trabalhos. A cidade do Vale do Paranhana foi a única no estado a receber este tipo de investimento, devido ao número de ocorrências de inundações nos últimos anos e alguns casos de deslizamentos de terra, que resultaram em prejuízos e vítimas fatais. Entre elas, está a que aconteceu no dia 23 de abril de 2011, no bairro Saibreira, quando cinco famílias foram atingidas, resultando na morte de sete pessoas. Outro fator que contribuiu para a escolha da cidade foi a existência de uma Defesa Civil bem estruturada, com materiais e informações disponíveis.

 

O projeto foi financiado pelo Ministério das Cidades e teve um investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão. O Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi o responsável pela execução dos trabalhos, orientados pelo professor Luiz Bressani. A coordenadora da Defesa Civil de Igrejinha, Alessandra Azambuja, destaca a importância desta ação para a expansão territorial da cidade: “Será um instrumento de gestão urbana, norteador do desenvolvimento com segurança. Isto nos possibilitará conhecer as áreas de risco em que não poderão ser liberados loteamentos ou desmembramentos de terras”, elucidou.

 

Fonte: Jornal Paronama

 

Please reload

Featured Posts

Gerências da ANM se Manifestam

October 16, 2019

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

Search By Tags