Aumento de preço do níquel estimula uso de ligas

December 17, 2014

A recuperação do preço do níquel no mercado global tem estimulado o uso de matérias-primas alternativas como o ferro-gusa de níquel e a ferroliga RA 253 MA, da Rolled Alloys. Essa liga metálica, desenvolvida nos Estados Unidos, ganha mercado como uma opção de baixo custo para produtos que dependem do níquel como matéria-prima.

 

 

A Rolled Alloys, empresa fundada em 1953, desenvolveu o RA 253 MA há 30 anos quando surgiu a demanda por aço inoxidável resistente ao calor, que mantivesse boa resistência à oxidação, e quando o preço do níquel era muito elevado. Hoje o preço do níquel no mercado à vista, em Londres, fechou a US$ 16,33 mil a tonelada, mas este ano o metal chegou a estar cotado a US$ 20 mil.

Produzida com baixo cromo e baixo níquel, a liga RA 253 MA, foi projetado para competir com o aço inoxidável 310, proporcionando as propriedades de alta resistência comparáveis às da Inconel da série 600 com teor de níquel mais elevado.

Quimicamente similar ao inoxidável 309, a liga é um aço inoxidável austenítico lean que utiliza cério e silício para criar uma camada de óxido altamente adesiva, resultando em excelente resistência à oxidação. Por sua vez, a combinação de carbono e nitrogênio proporciona uma resistência à ruptura em fluência que é o dobro da dos aços inoxidáveis 310 e 309 e 870°C.

Entre os benefícios da liga produzida pela RA, estão a resistência à oxidação em até 1.093°C, boa resistência à tração a quente se comparado com materiais Inconel da série 600 e excelentes propriedades de fluência e ruptura. Por causa de sua química o RA 253 MA é muito econômico em comparação com a maioria das ligas resistentes ao calor.

O RA 253 MA é considerado bastante dúctil na condição recozida. No entanto, estas ligas de cromo-níquel endurecem rapidamente e requerem mais energia para cortar aço de carbono. Uma combinação de terras-raras e de silício é responsável pela elevada resistência à oxidação desta liga. As terras-raras aumentam a taxa de difusão do silício.

RA 253 MA tem boa resistência a atmosferas quentes contendo SO2, que significa sulfetação sob condições oxidantes. No entanto, o RA 253 MA não resiste quando o enxofre está presente como H2S. Algumas das peças que usam esse tipo de liga são ciclones, bicos de escape para boilers, caixas de tubos corrugados e tubos para radiadores.

 

 

Fonte: Notícias de Mineração

 

Please reload

Featured Posts

Gerências da ANM se Manifestam

October 16, 2019

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

Search By Tags