Luna vai suspender operações em mina de ouro no Maranhão

February 19, 2015

A Luna Gold informou que deu início ao processo que vai suspender as operações na mina de ouro Aurizona, em Godofredo Viana (MA), por cinco meses. A mineradora disse que a força de trabalho no local, que é operado pela subsidiária Mineração Aurizona, vai ser reduzida de 900 empregados, número do meio de 2014, para 390 quando as operações forem suspensas. A planta de beneficiamento continuará em funcionamento.

 

 

 

A Luna disse que vai reduzir o pessoal em Aurizona para alinhar melhor sua força de trabalho para o processamento do minério estocado na planta e para atividades associadas. As informações são de comunicado enviado ao mercado. 

O estoque de minério lavrado em Aurizona é de 470 mil toneladas de mistura de minério saprolítico com um teor médio de 1,12 grama por tonelada e 390 mil toneladas de minério com teor médio de 1,06 grama por tonelada.

A companhia canadense disse que o minério será inicialmente misturado numa proporção de 80% de minério saprolítico misturado e 20% do minério de transição (transitional ore) para alimentar a planta. A Luna disse que espera processar aproximadamente 860 mil toneladas de minério com teor de 1,10 grama por tonelada nos próximos cinco meses em Aurizona.

A mineradora de ouro disse que, conforme informado no relatório de resultados do quarto trimestre de 2014, vai suspender todos os programas não-essenciais de investimento de capital, incluindo a elevação da barragem de rejeitos para a mina. A estrutura atual para armazenar rejeitos em Aurizona tem uma capacidade estimada em 900 mil toneladas. A Luna disse que espera que essa capacidade seja suficiente para os rejeitos do minério estocado que vai ser processado nos próximos cinco meses.

De acordo com o comunicado, a elevação da barragem de 29,5 metros para 31,6 metros foi autorizada e o custo para realizar a obra é de aproximadamente US$ 6 milhões. A elevação vai ser necessária para aumentar o volume disponível de estoque para processar minério além do limite atual. A obra só poderá ser realizada no período sem chuvas, de julho a dezembro.

A Luna disse que a equipe de gestão vai trabalhar nos próximos meses para desenvolver um relatório técnico NI 43-101 para fornecer uma nova estimativa de recursos minerais baseada no novo modelo geológico e nos parâmetros atualizados do projeto.

Enquanto o relatório não é concluído, a Luna disse que, devido à suspensão das operações e à necessidade de capital adicional para recomeçar as atividades econômicas de mineração, as estimativas de recursos minerais de Aurizona, referentes ao relatório de janeiro de 2013, não são mais atuais e não devem ser utilizadas como referência.

A Luna disse que o processo de revisão, liderado pela Canaccord Genuity, continua. Os resultados financeiros do quarto trimestre do ano passado e de todo 2014 serão divulgados em 16 de março.

Please reload

Featured Posts

Gerências da ANM se Manifestam

October 16, 2019

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

Search By Tags