Vale quer comprar fatia da Samarco

Vale quer comprar a parte da Samarco pertencente à BHP Billiton, segundo informações do jornal O Globo. O colunista Lauro Jardim afirmou que o negócio deve demorar cerca de seis meses para ser concluído

Se a Vale comprar a parte pertencente ao grupo BHP, ela terá controle total das ações da Samarco. A possível negociação ocorre quase um ano e meio após o desastre ambiental que interrompeu as atividades da mineradora.


Em novembro de 2015, o rompimento da barragem de rejeitos de minério da Samarco destruiu a comunidade de Bento Rodrigues, distrito de Mariana, Minas Gerais. Dezenove pessoas morreram e a tragédia ambiental também afetou o Rio Doce.


Para o presidente do Centro Capixaba de Desenvolvimento Metal Mecânico (CDMEC), Durval Vieira de Freitas, a principal vantagem é que a venda pode contribuir para uma aceleração no processo de retorno das atividades da Samarco.


“Isso será muito bom para a economia do Estado. Embora, signifique que o mercado vai se concentrar na Vale”, explicou.


Retorno

Enquanto isso, o esforço conjunto entre os governos de Espírito Santo e Minas Gerais para a retomada das atividades da Samarco prossegue. O licenciamento ambiental necessário para a volta da Samarco está em andamento. Não há previsão de quando o processo estará concluído.


A Prefeitura de Santa Bárbara, no estado de Minas Gerais, decidiu, no mês passado, não assinar a carta de conformidade que permitiria a mineradora receber uma das duas licenças necessárias para retomar suas atividades em Mariana.


A Vale descartou, na última semana, o retorno das atividades da Samarco ainda neste ano devido ao prolongamento das negociações com Minas Gerais.

#mineração

Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now